Na utilização doméstica, os óleos essenciais podem ser apreciados não só pelo seu aroma natural, como podem ser adicionados a cremes para a pele e loções corporais, ou para o couro cabeludo. Ao serem usados em vaporizadores, espalham os seus ingredientes voláteis pelo ar, para dar um aroma agradável à casa, ou por exemplo, para desinfectar um quarto ou aliviar problemas respiratórios e até para afastar os insectos.
Através da inalação dos vapores emanados, os óleos anti-sépticos podem ajudar a desentupir o nariz e a descongestionar a sinusite, fornecendo propriedades terapêuticas ao sistema respiratório; podem ser aplicados em almofadas e em lenços para serem inalados.
Alguns óleos essenciais são eficazes na melhoria de problemas circulatórios, como frieiras e varizes. Muitos óleos essenciais são desintoxicantes activos ou têm efeitos anti-inflamatórios, ajudando em doenças reumáticas e reduzindo dores musculares. Outros ajudam o sistema respiratório a combater ou a prevenir a comum constipação, gripe e dores com ela relacionadas, a atenuar a tosse, laringite, rouquidão, catarro e doenças como a bronquite e a asma.
Muitos óleos essenciais têm efeitos multifacetados e actuam sobre a mente, o corpo e, consequentemente, o espírito. Os queimadores ou difusores podem ser usados para espalhar os efeitos do óleo essencial pela casa. Leia sempre as instruções antes de usar os seus óleos essencias, mantenha-os fora do alcance das crianças, num local fresco e com pouca luz.